GEOGRAFIA

                                          BUDISMO





      O budismo é o conjunto de tradições religiosa que surgiram a partir dos ensinamentos de Buddha . Ele não inventou estes ensinamentos o Dharma, mas sim re-descobriu verdades atemporais que já tinham sido ensinadas pelos seres iluminados das eras passadas. Atualmente o budismo é a religião mais difundida na Ásia, onde conta com aproximadamente 3.000 milhões de seguidores. Os primeiros contatos do budismo com o Ocidente aconteceram há muito tempo, mas somente a partir do século XIX é que houve um interesse maior por parte dos Ocidentais.


Quem foi Buda ?


O Buda nasceu de um príncipe dotado de grande fortuna. Seu nome era Siddhart Gautama, quando ele tinha seus 29 anos, quatro visões mudaram sua vida, o envelhecimento ,as enfermidades e a morte.



                                                    ISLAMISMO








          O islamismo é uma religião monoteísta , ou seja, acredita na existência de um único Deus, é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad , chamado pelos Ocidentais  de Maomé . Nascido em Meca , no ano de 570 , ele começou suas pregações aos 40 anos , na região onde atualmente é o território da Arábia Saudita . O anjo Gabriel que revelou-lhe a existência do Deus único.


  A palavra Islã significa submeter-se  e exprime a obediência á lei e a vontade de Alá (Allah , Deus em Arábe) . Os seus seguidores são os mulçumanos , aquele que se subordina a Deus. Atualmente a religião que mais se expando no mundo, está presente em mais de 80 países.



    ALCORÃO LIVRO SAGRADO DO ISLAMISMO




    O livro sagrado do islamismo é o Alcorão,  consiste revelações divinas recebidas de Maomé de 610 a 632 . Os principais ensinamentos são a onipotência de Deus ,  a necessidade de bondade, generosidade e justiça em relação aos seres humanos.










                                                                 CRISTIANISMO






A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada por Jesus, espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do mundo, se transformando atualmente na religião mais difundida.

Jesus foi perseguido pelo Império Romano, a pedido do imperador Otávio Augusto (Caio Júlio César Otaviano Augusto), pois defendia ideias muito contrárias aos interesses vigentes. Defendia a paz, a harmonia, o respeito um único Deus, o amor entre os homens e era contrário à escravidão. Enquanto isso, os interesses do império eram totalmente contrários. Os cristãos foram muito perseguidos durante o Império Romano e para continuarem com a prática religiosa, usavam as catacumbas para encontros e realização de cultos.

Doutrina Cristã

De acordo com a fé cristã, Deus mandou ao mundo seu filho para ser o salvador (Messias) dos homens. Este, seria o responsável por divulgar a palavra de Deus entre os homens. Foi perseguido, porém deu sua vida pelos homens. Ressuscitou e foi par o céu. Ofereceu a possibilidade da salvação e da vida eterna após a morte, a todos aqueles que acreditam em Deus e seguem seus mandamentos.
A principal ideia, ou mensagem, da religião cristã é a importância do amor divino sobre todas as coisas. Para os cristãos, Deus é uma trindade formada por : pai (Deus), filho (Jesus) e o Espírito Santo.


A Bíblia

O livro sagrado dos cristãos pode ser dividido em duas partes: Antigo e Novo Testamento. A primeira parte conta a criação do mundo, a história, as tradições judaicas, as leis, a vida dos profetas e a vinda do Messias. No Novo Testamento, escrito após a morte de Jesus,  fala sobre a vida do Messias, principalmente. 



                          


                           HINDUÍSMO




0 Hinduísmo é uma religião antiga,a religião possui um monte de deuses.os hinduos possuem uma grande variedade de crenças basicas e tem muitas ceitas diferentes por ser a terceira maior religião do mundo,o hinduísmo  existe primeiramente na India .







PERSÉPOLIS


 Assistimos o filme persépolis na escola com a 8° B , o filme é baseado em uma historia real de Marjane Satrapi .
 O filme conta a historia de uma garota iraniana na decada de 70 durante a revolução islamica,conta a historia de como as mulheres vivem la no irã sendo forçadas a utilizar a burga,quando  ela só tinha nove anos quando ve as revoluçoes  libertarem os prisioneiros dos calabouços do regime do xá,como seus pais são bem sucedidos resolvem mandar Marjane para a Europa ,mas la marjane nao encoontra a realidade que gostaria na Europa ela passa pelas suas primeiras experiencias amorosaspor la passa por dificuldades e resolve voltar para o irã em 1988,decidiu entrar em uma universidade mas la nao é diferente onde defende seus direitos feministas. Eu achei o filme muito interessante e educativo e legal .






                                













Um comentário: